Muitas vezes nós queremos fazer do mundo um lugar melhor mas não sabemos por onde começar. Abaixo você encontra algumas ideias simples de por em prática.

Muitas vezes nós queremos fazer do mundo um lugar melhor mas não sabemos por onde começar. Abaixo você encontra algumas ideias simples de por em prática e que podem causar pequenas mudanças no mundo ao seu redor.

1 . Participe de uma campanha para ajudar uma pessoa doente

Participar de campanhas de arrecadação de fundos ou mesmo compartilhar essas campanhas pode transformar a vida de uma pessoa doente. Muitas famílias são surpreendidas com diagnósticos que exigem um tratamento que está acima de suas condições. Se você não pode ajudar financeiramente, ajude divulgando e formando uma corrente do bem.

2 . Faça e incentive os colegas a dar um passeio ao ar livre, num jardim, praia ou praça antes de iniciar o trabalho

Pesquisas apontam que passeios ao ar livre podem impactar positivamente o humor de uma pessoa. Incentivar os colegas a passear ao ar livre além de ajudar a melhorar o humor e aliviar o estresse ajuda também a criar laços importantes.

3 . Plante uma árvore

Plantar e cuidar de uma árvore talvez seja um dos maiores legados que podemos deixar para as próximas gerações. Além de absorver o gás carbônico e liberar oxigênio, melhorando a qualidade do ar e refrescando o ambiente, as árvores podem proporcionar alimentos. Pesquisas também apontar que áreas mais arborizadas colaboram para redução do mau cheiro e o barulho nas cidades.

4 . Presenteie uma família carente com um ingresso para um evento cultural ou espetáculo

Ir ao cinema, museus e shows pode ser uma atividade banal para você. No entanto, para muitas famílias esse tipo de passeio é um luxo. Se você tiver condições, tente proporcionar o acesso à cultura. Passeios culturais podem mudar a vida de alguém; além de lazer e identificação pessoal, a cultura contribui para a formação intelectual e humana.

5 . Faça uma campanha no bairro ou condomínio para economizar água

A falta de água atinge diversas regiões do país. Conscientizar amigos, colegas e conhecidos da importância de se economizar água pode efetivamente mudar o futuro além de afetar o bolso.

6 . Ensine seu filho sobre empatia

Ensinar o seu filho a importância de se colocar no lugar do outro e respeitar o próximo é uma ótima forma de garantir que a próxima geração seja mais empática. Ao desenvolver a empatia, seu filho conseguirá entender melhor os sentimentos das outras pessoas, assim como os seus.

7 . Doe sangue

A doação de sangue é um gesto solidário que pode salvar vidas. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos.

8 . Separe os materiais recicláveis em sua casa do lixo orgânico

Pesquisas apontam que a população brasileira produz em torno de 240 mil toneladas de lixo por dia. É demais, não? Mas você pode ajudar a reverter esse quadro aprendendo como separar o lixo e reutilizar o que for possível. Para que a reciclagem possa ser feita, é fundamental separar o lixo comum dos itens que podem ser reciclados.

9 . Adote ou ajude um animal abandonado a ser adotado

Ao adotar um animalzinho você ajuda a reduzir o número de cães e gatos abandonados. Esses animais já passaram por muito sofrimento e tudo o que precisam é de um lar para serem felizes de verdade! Se você não puder adotar, tente apoiar instituições que fazem esse trabalho de adoção de animais.

10 . Compre um brinquedo e/ou livro para uma criança

Os Correios recebem, todos os anos, milhares de cartas de crianças de diversos municípios pelo Brasil com pedidos de presentes. Os pedidos vão dos mais simples até aos mais complexos. As campanhas de apadrinhamento de crianças também são uma outra oportunidade para você colocar em prática a solidariedade e ajudar crianças carentes sem oportunidade.

Por Douglas Ferreira
Fonte: www.selecoes.com.br
Publicado em 30/10/2019

Como editor responsável pela curadoria do site da revista Seleções, Douglas Ferreira possui larga experiência com textos de saúde, bem-estar, cultura, lazer, receitas e decoração. Formado em comunicação social pela UFRJ, atua como analista de conteúdo web, redator e editor de conteúdo digital.

Foto: AppleZoomZoom/iStock