Pensamento positivo para lidar com o isolamento

O sistema defensivo do nosso cérebro é ativado em resposta a contextos e estímulos, principalmente se estamos a frente de alguma ameaça. Mas algumas pessoas têm motivação de sobra para superar os momentos difíceis. É porque todas elas têm uma coisa em comum: pensamentos positivos. Isso mesmo. Agora, durante a pandemia do COVID-19, e mesmo em outras adversidades que você vai enfrentar em sua vida, é fundamental ser otimista e confie no melhor resultado.

Mas como ficar em casa sem sofrer com a negatividade? Pensar positivo durante o isolamento e incorporar o otimismo em sua rotina é possível com técnicas cientificamente comprovadas. Especialistas apontam que uma abordagem positiva ajuda você a resolver pequenos problemas do cotidiano e a lidar com situações estressantes, como a quarentena do coronavírus. Uma perspectiva positiva melhora o humor e permite que você domine seus medos e pensamentos negativos. Como o jornal Psychology Today informa, sentimentos agradáveis ​​melhoram a criatividade, aceleram suas habilidades de solução de problemas e promovem a aptidão mental. A ciência comprova que sentimentos felizes e até sorrisos estimulam seu cérebro.

Em uma situação tão incomum como o autoisolamento do coronavírus, a confiança de que dias melhores virão é essencial. Lembre-se que você não tem como mudar esses acontecimentos, então sofrer só vai dificultar o controle do seu estresse. O pensamento positivo garante que as defesas do corpo estejam fortes e operantes. Ideias alegres também aumentam a produção de serotonina, um dos hormônios da felicidade e que têm capacidade de promover o bem-estar e melhorar o nosso humor.

Para sair do ciclo de negatividade e ansiedade durante o processo de distanciamento social:

• Pense positivo
• Confie na solução do problema
• Tenha em mente que tudo vai passar.

É claro que não existe uma receita para ser feliz, mas você pode aprender a ter mais ideias otimistas e incluir a positividade em sua vida.

O pensamento positivo pode ser aprendido, e há muitas técnicas fáceis que você pode aproveitar para desenvolver seu otimismo. Remez Sasson do site SuccessConsciousness.com sugere as seguintes práticas:

1. VISUALIZAÇÃO

Use a sua imaginação para visualizar um cenário positivo no futuro. Imagine, por exemplo, que você passou ileso pela quarentena do coronavírus e voltou à sua rotina com excelentes notícias no trabalho e na vida pessoal. Entretanto, pense também em tudo o que você terá feito para superar os desafios que enfrentou durante a pandemia. Dessa forma, quando você experimentar alguma dificuldade, seu cérebro se comportará automaticamente como se você já tivesse passado por essa situação e você terá mais facilidade em resolvê-la. Isso funciona! Quando se trata de visualização, seja audacioso e se liberte. A regra principal é: sempre seja positivo na sua imaginação.

 

2. PALAVRAS POSITIVAS

Tente usar apenas palavras positivas. Seja ao falar em voz alta ou mesmo em pensamentos. Observe as palavras que você usa. Tente substituir possíveis construções e frases negativas por outras positivas ou neutras. A maneira que você se dirige a você mesmo e aos outros interfere no que você realmente acredita e em como pensa.

 

3. AFIRMAÇÃO POSITIVA

Ao repetir certas afirmações, seu cérebro incorpora essa forma de raciocínio e você passa a acreditar no potencial de suas ideias. Como exemplo de uma afirmação positiva, você pode dizer “eu vou superar essa crise” e “sou grato por tudo o que tenho e estou feliz com minha vida”.

 

4. PENSAMENTOS POSITIVOS

Sempre que uma ideia negativa aparecer em sua cabeça, troque rápido por uma positiva. Não desista e persevere. A longo prazo você terá treinado o seu cérebro a pensar automaticamente em coisas positivas.

Siga essas quatro técnicas para enxergar sempre o lado bom das coisas. Com muita positividade, fica mais fácil levar uma vida muito mais leve quando essa situação passar. Estas dicas foram válidas para você? Então conte para gente e compartilhe com quem precisa.

Adaptado de: Lottoland.com/sk